segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Agora vai... meu plano infalível

Pois é pessoal... Não sei se ainda escrevo para algum seguidor, pois depois de quase 15 meses sem postar nem um "I am alive" o blog já estava em fase de decomposição...

Mas, como bom brasileiro, daqueles que nunca desistem, cá estou para iniciar minha saga... Digo iniciar pois creio que sempre fiquei devaneiando sobre imigração, mas nunca de fato tomei uma ação para concretizar este sonho.

Agora, decidido, empolgado, com suporte da minha esposa, e com mais uma rebenta vindo ao mundo. Vamos lá!!!


Meu plano é o seguinte:

1º tirar a Certificação PMP - sem esta certificação minhas chances de empregabilidade no Canadá seriam diminutas. Como já atuo como Project Manager há 5 anos, tenho experiência na função, mas  o certificado é quase imprescindível;

2º iniciar as 150 horas de francês - esta é uma meta compartilhada com minha esposa... Já procuramos algumas escolas aqui em São Paulo com a carga horária que necessitamos e com um valor acessível (curso de francês é um assalto), agora é decidir pela melhor opção e aguardar janeiro/2013. Porque preciso aguardar? Minha querida esposa está esperando pelo nosso segundo filho, aliás uma filha Gabriela, mas, este é assunto para outro post.

3º estudar para o IELTS - tenho aproximadamente 8 anos de estudo na lingua inglesa. 5 deles na Wizard. Uso bastante no meu dia-a-dia, porém o unico teste de idiomas que fiz para comprovar meu nivel foi o Bullats e isso foi em 2007. Ou seja, estou enferrujado. Preciso estudar. Assim, como não vou ter tempo, nem dinheiro para iniciar um curso preparatório para o IELTS, resolvi estudar sozinho. Assim, como muito foco e determinação, estou através do meu grande amigo You Tube estudando 1 hora por dia, por enquanto Listening and Reading, o que acredito ser meus dois grandes gaps.

4º aplicar para imigração de Quebec - aqui está a grande decisão que fiz. O processo federal está cada vez mais restrito à algumas profissões e a minha (Engenheiro de Telecomunicações) não está inclusa. Desta forma, pesquisei bastante sobre Quebec, principalmente através dos blogs http:\\eunoquebec.com e http:\\imigracaoquebec.com.br e descobri que lá é o meu lugar. A grande chave do sucesso neste ponto é o Francês e vou atrás deste atraso.

5º obter CSQ - como todos aqueles que já pesquisaram sobre o processo de imigração para o Canadá sabem, lá as provincias podem recrutar imigrantes por um critério de seleção próprio. Após este "aceite", o imigrante é submetido ao processo federal, porém já tendo a anuência de uma provincia, o que praticamente garante a sua entrada. Para a obtenção do CSQ basicamente precisamos:
  • dar entrada no processo com todos os formulários preenchidos (documentos devem ser obtidos através do portal oficial do consulado... http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/index.php
  • aguardar as famosas cartas de abertura do processo e de convocação para entrevista* (aqui vai uma observação, se na sua pontuação, os 6 pontos de adaptabilidade não forem necessários para a pontuação de corte, você pode receber o CSQ sem entrevista)
  • preparar o dossiê e ir para a entrevista
  • receber o CSQ (10 meses depois da entrada no processo)
6º entrada no processo federal - com o CSQ em mãos, vamos lá para o processo Federal, a parte mais morosa, que em virtude da alta demanda, tem durado até 14 meses.

7º receber os pedidos de exame médico e envio de passaporte

8º realizar os exames e enviar os passaportes

9º obter um emprego - de posse da CSQ vou começar a buscar um emprego no Canadá mesmo estando no Brasil. Isso não é tãao simples, porém, algumas empresas do Quebec vem criando feiras de oportunidades, principalmente na área de TI, veja no posto do blog imigracaoquebec.com.br.

10º comprar as passagens e imigrar

Claro, para conseguir atingir minha meta precisarei passar por minuciosas etapas, e espero compartilhar este andamento com vocês, fiéis e leais seguidores.

Agora vai...


2 comentários:

  1. Ótimo plano, mas só pra lembrar q vcs precisarão comprovar o francês ok, ou seja nas novas regras vcs deverão fazer a prova de francês e não somente enviar um comprovante de 150horas de francês, isso era para as regras antigas, fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela lembrança. Havia esquecido deste detalhe no post... Consideramos isso no nosso plano, pretendemos fazer o TCF, porém, como meu conhecimento em Mandarim é comparado ao meu conhecimento em Francês, precisamos iniciar o curso..

    ResponderExcluir